Educação continuada e atualização em cadeiras de rodas são tema de curso na Ritinha Prates

Características e diferenciais das cadeiras de rodas, componentes, processo de avaliação, critérios de seleção e modelos concedidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram alguns dos assuntos abordados no curso “Educação continuada e atualização em cadeiras de rodas - Ortobras 2024”, que ocorreu hoje (25) na Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP).

A ação foi ministrada pela terapeuta ocupacional e diretora comercial da Ortobras, Marcela Silva, que destacou que o objetivo do curso é facilitar a prescrição dos dispositivos de maneira mais assertiva. “O nosso intuito é fazer com que cada profissional conheça as cadeiras de rodas, prescrevendo ao usuário de forma assertiva o que realmente ele precisa”, afirma.

Durante o treinamento, foram abordados assuntos teóricos e práticos relacionados aos tipos de cadeiras, entre manuais, de banho e motorizadas, abordando características de cada dispositivo, modelos concedidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acessórios possíveis de serem prescritos, métodos de avaliação, critérios de seleção e apresentação de casos individuais para tipo de usuário e equipamento.

Ao final, os profissionais se dividiram em grupos para conhecerem os dispositivos, que desmontaram e montaram diferentes modelos, elencando nomes das peças, acessórios e componentes presentes em cada um.

“A capacitação que é certificada pela Ortobras vai possibilitar uma melhoria no atendimento, avaliação e prescrição correta dos equipamentos para cada usuário atendido pela Instituição Ritinha Prates”, finaliza Marcela.

Ortobras

Há mais de 30 anos, a Ortobras cria e desenvolve produtos que proporcionam facilidades, conforto e mais qualidade de vida às pessoas com mobilidade reduzida, produzindo e comercializando uma linha completa de produtos para acessibilidade, como cadeiras de rodas, elevadores prediais e plataformas veiculares.

A Ortobras é reconhecida no Brasil e no mundo pela qualidade de seus produtos, investindo constantemente em atualizações tecnológicas e projetos sustentáveis, sempre com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, hoje e sempre.

Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer os sexos e idades.


<br />
<b>Notice</b>:  Undefined index: noticia_titulo in <b>/home/u845678833/domains/ritinhaprates.org.br/public_html/view/post.php</b> on line <b>101</b><br />