- Releases
- 30/08/2017
Projeto “Cão Cidadão” passa a ser executado no Hospital Neurológico Ritinha Prates
Serviço auxilia no tratamento de pacientes com necessidades especiais, muitas vezes atuando como fator fundamental na cura de doenças físicas
O Hospital Neurológico Ritinha Prates, em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Unesp, em Araçatuba, irá oferecer aos seus usuários o projeto “Cão Cidadão”. A técnica é utilizada na socialização de pessoas, na psicoterapia, na diminuição da ansiedade e, principalmente, no tratamento de pacientes com necessidades especiais.
“Os cães podem ser um fator fundamental na cura de doenças físicas e emocionais, além de melhorar a autoestima, humor e relacionamento do paciente”, explica a psicóloga do hospital, Rafaela Bocchio.
De acordo com Rafaela, a visita dos três cães da raça Labrador vai ocorre a cada 15 dias – sempre às terças-feiras – entre 14h20 e 15h10 – sem custo para o hospital ou para usuário do serviço. As atividades começam no próximo dia 8.
O projeto “Cão Cidadão” será estendido a todos os pacientes do Ritinha Prates. “Num primeiro momento, todos os usuários do hospital irão conhecer os cachorros. Na sequência, será traçada uma linha de trabalho para cada um deles”, disse Rafaela Bocchio.
Entre os benefícios que o contato cachorro-paciente traz, Rafaela Bocchio cita a socialização e a interação entre todos os usuários. “Também vamos trabalhar a limitação individual do paciente”, completou a psicóloga.
A partir daí, a psicóloga acredita ser possível observar mudanças de comportamento e também na parte motora dos usuários. Hoje, esse tipo de projeto auxilia pacientes com paralisia cerebral e com Síndrome de Down, por exemplo.
Cão Cidadão
A Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste na utilização de animais como parte do trabalho e do tratamento aplicado por profissionais da área médica e de outras áreas da saúde. A TAA é, atualmente, reconhecida no mundo e, em países como Canadá, EUA e outros países europeus vem sendo amplamente utilizada nos últimos 40 anos sendo comprovadamente, uma técnica útil na socialização de pessoas, na psicoterapia, em tratamentos de pacientes com necessidades especiais e na diminuição da ansiedade de várias causas. Os cães podem ser um fator fundamental de cura para doenças físicas e emocionais, além de melhorar a autoestima, o bom humor e os relacionamentos.
Com a finalidade de estabelecer atividades de TAA junto ao Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (CAOE), duas docentes dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e de Odontologia criaram, em agosto de 2003, um projeto de extensão intitulado “ProjetoCão-Cidadão-Unesp”.
Ele constituiu-se inicialmente em selecionar cães da raça labrador, adestrados, para realizarem atividades lúdicas na sala de espera do referido centro (CAOE) com o objetivo de reduzir a ansiedade dos pacientes com necessidades especiais e assim, facilitar o atendimento odontológico.
A Entidade
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe há 40 anos. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas e auditivas. O HNRP atende atualmente 60 pacientes internos com deficiências neurológicas severas. A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates). Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.