Ritinha Prates recebe doação de equipamento do Instituto Credicitrus

A Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), recebeu oficialmente hoje (24) a doação de uma lavadora extratora do Instituto Credicitrus. O novo equipamento, mais moderno do que os anteriores utilizados no setor de lavanderia, permite à entidade lavar uma quantidade maior de peças (roupas de usuários, uniformes de colaboradores, roupas de cama, toalhas etc.), ao mesmo tempo que utiliza menos água e energia elétrica.

De acordo com a presidente da associação, Vanilda Maria Barboza (Vanda), a lavadora extratora tem capacidade para lavar 60 quilos de tecidos, e, além da redução de custos, permite à organização lavar roupas para outras entidades e empresas. “Só a economia proporcionada já é uma excelente notícia, sendo a geração de renda também importante materializando a visão compartilhada pela Ritinha Prates e pelo Instituto Credicitrus de materialização de ideias com visão de empreendedorismo de impacto social”, comentou Vanda.

Segundo a agente de engajamento do Instituto Credicitrus, Camilla Thayana de Melo Salomão, os projetos de geração de renda trazem sustentabilidade econômica, um importante passo para a independência financeira e transformação alinhada a agenda ESG (Environmental, Governance and Social). “O Instituto Credicitrus tem como propósito construir oportunidades e transformar vidas. Portanto, acreditamos e investimos em ações que caminham na direção do desenvolvimento sustentável”, salientou Camilla.

A entrega oficial ocorreu na sede da Ritinha Prates e também contou com as presenças do consultor de projetos do Instituto Credicitrus
Adalardo Silva Martins, do gerente de Unidade Credicitrus, Lucas Volpi, do gerente de Negócios, Wagner Domingos da Silva, e dos cooperados Eder Rodrigues Teixeira, Mariel Henrique Silva Guidetti e Oswaldo Perche de Menezes Filho, do diretor da associação, César Américo do Nascimento, do conselheiro jurídico Oscar Farias Ramos, da administradora hospitalar Daniele Grizolli, e do encarregado da Lavanderia, Luvas Vinícius Dourado de Matos.

Juntos desde 2017

A parceria entre a Ritinha Prates e o Sicoob Credicitrus começou em 2017, quando a entidade de responsabilidade social destinou recursos para o projeto Construindo Sonhos, e foram compradas uma cadeira digitalizada para um usuário e um iPad para atendimentos de fonoaudiologia. De lá para cá, todos os anos, a associação tem pelo menos um projeto a cada 12 meses selecionado.

Entre eles está o Sabor Solidário, no qual foi montada uma cozinha terapêutica para os usuários do hospital neurológico, e o Cozinha para Todos, para a compra de equipamentos para a cozinha hospitalar. “Somos profundamente agradecidos ao Instituto Credicitrus por mais este repasse de recursos. Esta parceria é fundamental para que continuemos mantendo os serviços de excelência que prestamos”, avaliou Vanda.

O Instituto Credicitrus

O Instituto Credicitrus foi fundado em 28 de agosto de 2019 como veículo para potencializar a disseminação dos princípios cooperativistas, em especial o 5º (EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO) e o 7º (COMPROMISSO COM A COMUNIDADE), além de facilitar o compartilhamento de valores sociais, ambientais e de governança (ESG) com os cooperados da Cooperativa Credicitrus e toda a sociedade.

Como estratégia de atuação, o Instituto Credicitrus fomenta iniciativas inovadoras, desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Negócios de Impacto Social, nas áreas social, ambiental, cultural e de educação. Através de parcerias de sucesso e credibilidade, partilhamos novas propostas de aprendizado, viabilizamos oportunidades de desenvolvimento social e geramos impacto ao pensar em formas criativas de empreender, viver e crescer.

Desde sua fundação, o Instituto Credicitrus vem aprimorando sua estrutura de gestão, avaliação de resultados e impacto, ampliando sua capacidade de fazer o bem e cumprindo seu propósito de “Construir oportunidades. Transformar vidas”.