Mundo Melhor: Conheça a história da Emily Deodato 

A Emilly Vitória da Silva Deodato, de apenas seis anos, foi diagnosticada com hidrocefalia congênita não especificada, que lhe gera limitações intelectuais, visuais, deficiência de equilíbrio e de força muscular. Ao ser atendida pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba, SP; a família viu a possibilidade de um futuro com mais qualidade de vida para a menina.

Mas faltava um detalhe. Para garantir o melhor desempenho nas sessões de fisioterapia, a pequena Emily precisava de um estabilizador vertical dinâmico, equipamento que auxilia a criança a ficar de pé enquanto realiza as atividades de fortalecimento muscular. 

Por isso, o Instituto Credicitrus, abraçando causas que promovem a transformação de vidas no contexto coletivo e individual, contemplou a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates com a doação para aquisição do equipamento. 

O fisioterapeuta Cesar Henrique Reche de Farias explica que o estabilizador proporcionou a correção postural favorecendo o treinamento das habilidades corporais de Emilly. "Os benefícios para ela serão inúmeros, como auxílio ao sistema respiratório, digestivo, circulatório, estímulo ao desenvolvimento neuropsicomotor, assim como a captação de cálcio pelo tecido ósseo, contribuindo na formação óssea à formação do acetábulo”, relata Farias, complementando que além disso, o equipamento vai proporcionar ganho de força, equilíbrio, favorecer alongamento dos músculos e prevenir outras possíveis sequelas.

Essa doação foi uma das ações realizadas pelo Instituto Credicitrus, iniciativa que tem como propósito desenvolver e apoiar ações educacionais, sociais e culturais na comunidade, incentivar o consumo sustentável, a geração de energia limpa e renovável e a sustentabilidade ambiental por meio de estratégias inovadoras ligadas ao cooperativismo. 

Contribuindo com a saúde da pequena Emily, que sorri para a foto utilizando o novo estabilizador; o Instituto Credicitrus dá continuidade às suas ações, que geram mais oportunidades para o mundo e mais força para as pessoas. 

Sobre o Instituto Credicitrus

O Instituto Credicitrus foi fundado em 2019, com o propósito de consolidar as ações de responsabilidade socioambiental e de desenvolvimento humano da cooperativa de crédito Credicitrus. O Instituto realiza ações próprias e apoia projetos de parceiros que promovam impacto positivo e duradouro nas comunidades onde a Credicitrus atua, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
É mantido por recursos provenientes da Credicitrus, por meio do Fundo de Investimento Social (FIS) e do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Assistencial (FATES). 
Em 2020, o Instituto Credicitrus investiu mais de R$1.3 milhão em ações, beneficiando diretamente mais de 10 mil pessoas de 74 municípios de SP e MG.

Sobre a Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. Atualmente, o Hospital atende 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários de 11 municípios da área central da DRS-2 (Departamento Regional de Saúde). 

A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates). Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.