Representantes da Ritinha Prates participam de seminário de sustentabilidade

A Credicitrus e a Coopercitrus, por meio da Ação Social Cooperada (fundo de investimento social), realizam até essa quarta-feira (30), em Ribeirão Preto (SP), o Seminário SustentaHabilidades – Inovação, Empreendedorismo e Transformação, em parceria com o programa Mentoria Social do Instituto SEB. Representantes de entidades de Araçatuba e de Birigui, juntamente com integrantes de mais de 60 entidades de outros 22 municípios, participam do evento de capacitação.

O seminário é composto por palestras e painéis, e tem como objetivo oferecer formação a dirigentes e equipes de Organizações Sociais (OS) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) dos Estado de São Paulo e do Triângulo Mineiro. O seminário busca capacitar representantes de entidades atendidas pela Ação Social Cooperada Credicitrus Coopercitrus e pelo Instituto SEB, em todos os aspectos da sua gestão, como jurídica, contábil, financeira, comunicação, entre outras.

Umas palestras que mais chamou a atenção no primeiro dia do evento foi Parâmetros Legais, ministrada pelo advogado especializado em legislação do Terceiro Setor, Danilo Tiisel. Em sua abordagem ele alertou para a necessidade de as entidades se aprofundarem nas leis, demonstrarem coerência no alinhamento do estatuto com os serviços prestados, e serem absolutamente transparentes em suas prestação de contas.

Representantes da região

De Araçatuba, a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, enviou dois profissionais: o coordenador de reabilitação física do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Marcos Adriano Mantovan, e o assessor de comunicação, Marcelo Teixeira. De Birigui, estão presentes representantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da Apac (Associação de Promoção e Assistência Comunitária).

“É muito importante participar de um seminário como este, pois compartilhamos informações, adquirimos conhecimento, ficamos sabemos de cases de sucesso que podemos adequar e replicar. E tudo isso em favor do público que atendemos, e da sociedade de forma geral”, afirma Mantovan.

O seminário ocorre no Instituto SEB e reúne autoridades do Terceiro Setor e pode ser acompanhado ao vivo pelo Facebook e Instagram da Ação Social Cooperada, e do Mentoria Social. “Este evento foi concebido com o propósito de contribuir para que o Terceiro Setor seja gerido de forma profissional e eficiente, e para que cada entidade aqui presente seja, de fato, sustentável”, ressalta o presidente do Conselho da Credicitrus, Marcos Lourenço Santin.

Os organizadores

A Ação Social Cooperada apoia atualmente 70 entidades sociais dos estados de São e Minas Gerais. O fundo foi criado para apoiar financeiramente projetos sociais mantidos por organizações da sociedade civil com reconhecida utilidade pública. Desde sua fundação, a Ação Social Cooperada investiu mais de R$ 18,7 milhões em projetos de mais de 300 instituições de aproximadamente 88 municípios, além de desenvolver campanhas próprias.

Iniciativa do Instituto SEB, o Mentoria Social é um programa de capacitação, auxílio, fortalecimento e fomento ao Terceiro Setor, atuando, principalmente, para gerar conhecimento e aprimorar a formação técnica dos profissionais e colaboradores de organizações e movimentos sociais.

O instituto espera que as organizações atendidas obtenham uma visão ampla do meio, com inovação das ideias e atitudes, facilitando a identificação das potencialidades e dos desafios e proporcionando o planejamento acertado e preciso, conduzindo a administração com uma gestão que observa posturas padronizadas, com senso empreendedor sem perder a vocação da organização.